top of page
Foto do escritorSebastiano Maniscalco

Como comprar um imóvel em Portugal


Como comprar um imóvel em Portugal

Muitos brasileiros têm planejado comprar imóvel em Portugal.

Para comprar um imóvel no país europeu é preciso planejamento e tempo para pesquisar toda a documentação necessária, bem como escolher bem a localização.

Documentação para comprar imóvel em Portugal

Para comprar um imóvel em Portugal é necessário que o cidadão brasileiro tenha um NIF (Número de Identificação Fiscal) antes de iniciar o processo.

O NIF é como se fosse nosso CPF brasileiro e ele precisa ser feito com o acompanhamento de um cidadão português ou estrangeiro (pode ser brasileiro) que resida legalmente há mais de 6 meses no país.

O NIF pode ser feito através de procuração, para um advogado. 

Não é possível fazer a compra de um imóvel sem já ter o número.

Comprar imóvel em Portugal com ou sem imobiliária

O ideal é fazer todo o processo de compra com uma imobiliária (mediação imobiliária em Portugal). Dessa forma, você garante que a documentação será feita de forma correta e não corre o risco de ficar no prejuízo.

A maioria das grandes imobiliárias recebe o dinheiro da entrada (pode ser por transferência internacional de banco para banco) e após o recebimento redige o contrato de promessa de compra e venda. Normalmente a entrada é de 10% do valor o imóvel.

Após o recebimento de todo o valor do imóvel (através de transferência internacional para a conta da imobiliária), é necessário que o proprietário esteja presente em Portugal para fazer a escritura do imóvel.

Tipos de Imóveis para comprar em Portugal

Para pesquisar os imóveis em Portugal acesse os sites das imobiliárias presentes no país. Para entender melhor a nomenclatura saiba que uma moradia é uma casa e quinta é um sítio. O número de quartos é dividido em T0 (kitnete), T1 (um quarto), T2 (dois quartos), T3 (três quartos) e assim por diante. Quando o imóvel é anunciado T1 + 1 significa que o segundo quarto é menor e não tem janela (como se fosse uma dependência de empregada).




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page